Classic German Automobile - Opel Manta A - 2017 | Deutsche Post



Selo par do VW Golf Series 1, este selo faz parte da série de carros clássicos da Alemanha e foi emitido em 2017. Para cartas destinada à Europa e mundo de até 20g, este selo foi lançado em 13 de abril de 2017. Foi projetado por Thomas Serres de Hattingen que tem outros selos com o correio alemão. 

Ainda pode ser comprado no site dos Correios Alemhão, aqui. 

O Opel Manta A, que foi apresentado ao público em setembro de 1970 no Hotel Maritim em Timmendorfer Strand, foi um sucesso total para os estrategistas de modelos de Rüsselsheim. Com o esportivo de cinco lugares, os clientes Opel tiveram a oportunidade de se distanciar do Opel Rekord "de classe média" ou do Opel Ascona A sedan, que apareceu em novembro de 1970, e recorrer à alternativa jovem. O Opel Manta A foi - na mesma base técnica que o Ascona - sua versão coupé. Foi oferecido inicialmente com três motores: duas versões de 1,6 litros com 68 cv (50 kW) e 80 cv (59 kW) e a versão de 1,9 litro com 90 cv (66 kW).

O desenvolvimento do Opel Manta estava intimamente relacionado a um golpe de Estado pela Ford. A empresa sediada em Colônia lançou com sucesso uma versão esportiva do "carro-pônei" americano no mercado europeu com o esportivo Ford Capri. Suas características especiais: focinho longo, cauda curta, cilindros de grande volume e forte aceleração, mas relativamente barato para comprar. A Opel queria seguir o exemplo no novo segmento de mercado. Foi utilizado o design do Manta no Corvette da Chevrolet, o que era evidente nas quatro luzes traseiras e no impressionante spoiler traseiro.

No seu ano de estreia em 1970, o Opel Manta A estava disponível pelo novo preço de 8.550 marcos alemães. Houve um cupê opticamente emocionante, com sólida tecnologia de massa e adequação ao uso diário. Mais de 56.000 veículos foram vendidos nos primeiros seis meses após a entrada no mercado, totalizando 498.553 unidades. Em 1975, o Manta A foi substituído pelo Manta B, que parecia um pouco mais robusto e cuja motorização alcançou 144 hp (106 kW). O carro se tornou uma estrela de cinema ao lado de Til Schweiger no filme de 1991 "Manta, Manta". A manta ganhou a reputação de um "vaso sanitário" icônico devido ao ajuste excessivo e foi enganada por seus proprietários por "piadas sobre manta". Enquanto isso, o Opel Manta A, em sua condição original, tornou-se um clássico reconhecido e procurado.

0 comentários: