The Definitive Issue - 1973-1986 - Palm Oil | Nigerian Postal Service

 


Os meus selos mais preciosos, sem sombra de dúvida são os vieram junto das cartas que meu falecido pai mandou à minha mãe durante sua viagem à trabalho para a Nigéria em 1976. Obviamente que por questões pessoais e não por real valor comercial. 
Um deles é este selo de emissão definitiva que circulou entre os anos de 1973 a 1986. Ele representa uma das importantes forma de sustente da Nigéria na época. A produção de óleo de palma, ou como conhecemos por aqui, óleo de dendê. 
O selo em si é bem simples, com cores básicas e sem nenhuma menção ao ano de tiragem. Ele valia 18 kobos, moeda da época. Produzido pelo artista Austin Onwudimegwu. Tentei achar qualquer coisa sobre o artista, mas é um mistério não só para mim como para a maioria dos filatelistas que já postaram este selo. 
Por ser de uma emissão que durou muitos anos, podemos encontrar algumas versões diferentes do mesmo selo. O blog Nigerian Stamps and Postal History descreve bem essa diferença com algumas fotos, vale a pena conferir. 
O carimbo da postagem é da cidade de Lagos, onde meu pai trabalhou por alguns meses. A Nigéria tinha acabado de sair de uma guerra civil (foi de 1967 a 1970), não muito tempo tempo depois de conseguir sua independência na verdade (1960). A empresa que meu pai trabalhava de telefonia foi contratada para instalar mais redes telefônicas por lá, que acredito que naquela época não era muito comum. Eu não os detalhes históricos, uma pena eu não ter me interessado por estes detalhes mais "técnicos" quando ele ainda era vivo. Mas fico muito feliz que ele contribuiu para que o país tenha se desenvolvido um pouco mais. 

O site do correio Nigeriano não disponibiliza a compra de selos online. Mas segue o link

0 comentários: